segunda-feira, 26 de março de 2018

Prefeitura repassa recursos a 12 entidades assistenciais

As organizações atendem cerca de 470 pessoas na cidade

A Prefeitura de São João da Boa Vista, por intermédio do Departamento de Assistência Social, tem parceria firmada com 12 entidades assistenciais, denominadas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que atendem cerca de 470 crianças, idosos e pessoas em situação de rua. Apenas em 2017, foram repassados mais de R$ 2,25 milhões para essas instituições.

Crianças participantes da AEHA / Foto: Guto Moreira

Os serviços prestados pelas OSCs são específicos para determinados grupos de pessoas cujas necessidades não podem ser supridas pelo município. “Hoje o poder público tem diversas limitações e as organizações sociais já estão aí historicamente”, explica a diretora de Assistência Social, Eliane Rossi. “Elas já estão trabalhando há muito tempo, já têm uma expertise”.

Uma delas é a Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHA). O objetivo da organização é complementar o trabalho social com a família e a comunidade por meio de atividades educativas. Para a coordenadora Ana Rita Alves Godoi, a colaboração da Prefeitura é fundamental.

“A Prefeitura tem suma importância nessa parceria com as OSCs, por conta que ela faz o repasse para que a gente possa desenvolver o nosso trabalho”, relata. “Mas toda instituição não pode viver somente com o recurso público, nós temos que buscar o nosso recurso, que é a nossa contrapartida”, acrescenta Ana Rita.

Controle de qualidade

Para garantir a eficiência constante dos serviços prestados, a Prefeitura fiscaliza periodicamente todas as 12 OSCs, além de exigir prestação de contas e fornecer capacitação para seus funcionários.

“Hoje, para você trabalhar [com a Prefeitura], mesmo as organizações, eles têm que ter um trabalho muito qualificado”, aponta Eliane. “A gente também tem que avaliar, hoje tem visitas quadrimestrais e bimestrais e tem a questão financeira, que são feitas as prestações de contas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário