quarta-feira, 10 de maio de 2017

Primeiro Papo com Café reúne 16 moradores de rua

O professor João Sérgio Januzelli conversa com os convidados / Foto: Matheus Lianda





















Além do café da manhã, os convidados puderam realizar exames de prevenção

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, 16 moradores de rua se reuniram na Sala 1 do Departamento de Cultura para a primeira edição do Papo com Café, uma das atividades da Semana Conscientiza São João. O projeto integra o programa Ressocializar, cuja intenção é recuperar essas pessoas para que voltem a ter emprego, moradia e relações sociais. Durante o encontro, funcionários do Departamento de Assistência Social conversaram com as pessoas em condição de rua para conhecê-los melhor e orientá-los a usar os programas sociais da Prefeitura.

Durante o evento, foram servidos lanches aos convidados / Foto: Matheus Lianda

Depois do café da manhã, uma palestra motivacional foi proferida pelo professor universitário João Sérgio Januzelli, seguida por depoimentos de ex-moradores de rua ressocializados pelo programa. Durante o evento, estudantes dos cursos superiores de Farmácia e Fisioterapia da Unifae estiveram presentes voluntariamente para realizar exames de glicemia e auferir a pressão arterial dos convidados.

Papo com Café
“O objetivo dessa ação é evidenciar o papel social dos indivíduos em situação de rua junto à comunidade, mostrar que pessoas que aceitaram participar dos programas oferecidos pela Prefeitura conseguiram se ressocializar”, explica o estudante de Psicologia e funcionário do Departamento de Assistência Social, Thales Henrique. “Também queremos levantar a autoestima deles, proporcionar momentos de descontração e informar sobre programas da Assistência Social, como o albergue, CAPS-AD e Projeto Mutirão.”
O morador de rua Reginaldo Faria
aprovou a iniciativa / Foto: Matheus Lianda

Reginaldo Faria, de 47 anos, vive nas ruas há 28 – resultado de desavenças familiares e separação dos filhos. Já trabalhou como garçom, auxiliar de pedreiro e operador de motosserra, mas enfrenta preconceitos diariamente para conseguir outras ocupações. “Estando na rua, desempregado, com roupas velhas, você fica desarmado. Como vou conseguir trabalho no buffet novamente?”, lamenta. Usuário dos serviços oferecidos pela Prefeitura, como o albergue e o CAPS-AD, entretanto, comemora a iniciativa. “Vim aqui para procurar apoio. Já fui muito humilhado, chamado de vagabundo e sem-vergonha, e aqui somos bem tratados.”

“Portas fechadas, falta de estrutura na família e vícios, além de outros traumas, tornam o processo de aceitação social muito difícil. Um projeto como o Papo com Café faz com que percebam que ainda há quem olhe por eles, quem têm voz na sociedade”, afirma Thales.

As estudantes de Farmácia Gabriela Silva (acima)
e Nayara Nogueira (abaixo) realizam exames
de glicemia / Foto: Matheus Lianda
Exames de prevenção
Além do bate-papo, todos os convidados puderam realizar exames importantes para a prevenção de diabetes e hipertensão. As estudantes do primeiro semestre de Farmácia, Gabriela Silva e Nayara Nogueira, participaram do projeto e ficaram responsáveis pelas análises das taxas de glicemia. “Além de colocar nosso conhecimento em prática, podemos interagir com eles. Como estão em condição de rua, muitos nunca fizeram o exame, então precisamos ser atenciosas, explicar detalhadamente como funciona”, declara Gabriela. Para Nayara, mais do que informações, é uma forma de proporcionar amparo. “Se algum resultado for incomum, nós os orientamos a procurar uma Unidade de Saúde para um diagnóstico preciso. Eles se sentem muito mais acolhidos aqui.”

Segundo o Departamento de Assistência Social, as edições do Papo com Café acontecerão em todas as segundas quartas-feiras de cada mês.

4 comentários:

  1. Muito legal essa iniciação
    Parabéns a cada um que se disponibilizaram a prestar não somente serviço a esses rapazes,mas também por ser importar com o proximo.
    Parabe5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos muito, Juliane! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso projeto!

      Excluir
  2. Muito boa a iniciativa!! Estive presente em partes e adorei o que foi feito! Parabéns aos envolvidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, David!! Realmente, foi feito com bastante capricho e planejamento!!

      Excluir