terça-feira, 16 de maio de 2017

CRAS Nova República promove palestras sobre conscientização

A estudante de Psicologia Helyara Sereni explica sobre
violência sexual / Foto: Matheus Lianda
Com o tema “Por que você faz isso comigo?”, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República promove uma série de palestras até esta quarta-feira, 17. A cada manhã, um tópico diferente está sendo abordado – manifestação antimanicomial, violência sexual e a atuação do CREAS.

Sônia Urtado, coordenadora do CRAS Nova República, conversa
com os presentes / Foto: Matheus Lianda
O evento acontece a partir das 8h30 da manhã e é aberto ao público. “Esses são problemas que enfrentamos por aqui no dia a dia. Pessoas que sofrem violência sexual e não sabem como agir ou que têm parentes com distúrbios psicológicos em casa e preferem levá-los para um hospital”, afirma a coordenadora do CRAS Nova República, Sônia Urtado. “Elas precisam dessas informações. O conhecimento permite que se empoderem, não sejam manipuladas. Elas poderão fazer valer os seus direitos”, reforça.

 "Por que você faz isso comigo?"

O título remete ao sofrimento de vítimas indefesas, agredidas por pessoas próximas que deveriam zelar por elas. É uma pergunta constante em tais ocorrências, principalmente quando os casos de assédio e abuso acontecem no âmbito familiar.

Ao fim de cada palestra, o público participa com relatos e opiniões
que enriquecem os debates / Foto: Matheus Lianda
Durante os encontros, muitos relatos emocionantes são feitos pelo público presente, que se sente à vontade para contribuir com as discussões. Os palestrantes explicam didaticamente todos os aspectos de cada assunto, além de orientar quais serviços devem ser acessados em busca de amparo (CRAS, CREAS, Delegacia da Mulher e Conselho Tutelar).

Público lota auditório do CRAS Nova República / Foto: Matheus Lianda

Nenhum comentário:

Postar um comentário