sexta-feira, 22 de março de 2019

Prefeito faz a abertura da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento definiu delegado que irá representar São João na Conferência Estadual em agosto

“Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas” fizeram parte do tema central da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na tarde desta quinta-feira, 21, no Teatro da Estação das Artes, com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.

Prefeito Vanderlei fala ao público presente / Foto: Mirela Borges

Organizada para discutir, refletir e articular propostas estratégicas de políticas setoriais, a conferência teve a coordenação do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Departamento de Assistência Social da Prefeitura de São João da Boa Vista.

Logo na abertura, como forma de incentivo, o público assistiu a apresentações culturais do Grupo da Melhor Idade do Departamento Municipal de Esportes, Coral do Centro de Integração do Idoso e Grupo Experimental de Canto da 3ª Idade do Unifeob.

A mesa de autoridades foi formada pelo prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Domiciano (Bira); diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi; presidente do CMI, Iovanca Fayeza Uala Borges; e a palestrante Mara Villas Boas de Carvalho.

A professora Mara Villas Boas de Carvalho foi a responsável por conduzir a palestra. Nascida na capital paulista, a docente é mestre em Educação pela Puccamp, doutora em Enfermagem pela Usp e avaliadora do MEC.

Além de citar que São João é uma das melhores cidades do país para os idosos, o prefeito Vanderlei reforçou a importância da realização de uma conferência para a formulação de políticas públicas.

“É daqui que saem as propostas para o município e estado em relação ao idoso. São João, ao longo dos anos, vem trabalhando forte na política de construir uma cidade melhor para todos, em especial para os idosos, principalmente aqueles que não têm condições de se sustentar sozinho. Temos, por exemplo, o Centro de Convivência ‘Dona Beloca’ e, logo, o Centro Dia do Idoso. O poder público tem que estar sempre atento a essas questões”, afirma Vanderlei.

A dona de casa Silen Paulino Teodoro participou do evento junto com o Grupo de Dança do Departamento de Esportes. Ela frequenta toda semana o Centro de Integração Comunitária (CIC), que oferece aulas gratuitas para todas as idades.

“Tem muita coisa boa para gente fazer. Eu danço, canto no coral e faço novas amizades. Às vezes, a gente também sai para outras cidades para se apresentar. É tudo muito bom. Vale à pena”, completa.

Diretora municipal de Assistência Social, Eliane Buciman dá ênfase ao fato de São João estar à frente de outros municípios da região no sentido de atenção à população idosa.

“Porque cuidamos dos idosos desde a proteção básica até a alta complexidade. Neste evento, estamos ouvindo dos idosos o que eles querem para um envelhecimento saudável”, explica.

Com quase quatro horas de duração, o evento foi encerrado com a eleição do delegado que representará São João da Boa Vista na 15ª Conferência Estadual, prevista para os dias 5, 6 e 7 de agosto, em local a ser definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário