quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Diagnóstico discute envelhecimento ativo do sanjoanense

A Prefeitura de São João da Boa Vista realizou a apresentação do Diagnóstico Municipal do Envelhecimento Ativo, na manhã desta terça-feira, 24, no auditório do centro universitário Unifae. Abordou-se questões relativas ao direito do idoso no município. 

Lotado: auditório da Unifae foi totalmente ocupado / Foto: Guto Moreira
O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade Solange Camargo de Carvalho, citou como é desenvolvido o trabalho voltado ao crescimento adequado de São João.

“Nós contratamos uma empresa para fazer um diagnóstico para saber como a cidade deve se desenvolver. Agora, estamos fazendo o Plano Diretor que vai mostrar, por exemplo, onde nós devemos melhorar as calçadas, criar faixas elevadas, melhorar a situação do emprego e como a cidade se relacionará com o idoso. É para isso que estamos aqui hoje. Para discutir o que devemos fazer”, disse.  

Duas etapas
Prefeito Vanderlei conversa com público / Foto: Guto Moreira
Segundo o Departamento de Assistência Social, o Diagnóstico contou com duas etapas: na primeira, em reunião, diretores da Prefeitura responderam a um questionário e expuseram detalhes do trabalho que a gestão municipal realiza em prol dos idosos. A segunda foi marcada pela apresentação das propostas.

Diretora de Assistência Social explica o Diagnóstico /
Foto: Guto Moreira
“É uma forma que encontramos de implantar ações. É uma confirmação, se o que a Prefeitura faz atende às necessidades do idoso. Então, para isso, convidamos todas as pessoas idosas para comparecerem. Para que possamos fazer um diagnóstico real”, defendeu Eliane. 

Selo do Idoso
Eliane afirma que, pelo fato de São João desenvolver ações relacionadas à inclusão do idoso, o município recebeu do Programa Estadual do Amigo Idoso o Selo do Idoso. 

“É quando o município pensa na inclusão total do idoso. Aqui, temos atendimento de saúde, alfabetização e trabalhos sociais”, explicou.

Diagnóstico
Foram identificados tens ligados a Espaços Urbanos e Serviços Públicos, Transporte, Moradia, Participação Social, Respeito e Inclusão Social, Participação Cívica e Emprego, Comunicação e Informação, Apoio Comunitário e Serviços de Saúde. 

Além disso, o público participou de oficinas e assistiu à apresentação do Programa São Paulo Amigo do Idoso, com explicações da coordenadora de programas assistenciais da Prefeitura Cindy Laure. 

Agora, todos os dados coletados serão encaminhados ao governo estadual, que fará uma devolutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário