terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Não dê esmolas: dê cidadania"

Campanha incentiva a redução da mendicância em São João da Boa Vista.

Na próxima sexta-feira, 2 de outubro, a campanha Não dê esmolas: dê cidadania será iniciada em São João da Boa Vista para reduzir a mendicância em praças, jardins e outros pontos de grande movimentação na região central da cidade. Resultado da parceria entre a Prefeitura de São João e a Associação Comercial e Empresarial (ACE), com apoio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Ministério Público (MP), a ação será lançada às 9h no auditório da ACE (rua Benjamin Constant, 373 – Centro).

Divulgação: o cartaz aponta os pontos negativos
da esmola
Segundo a diretora de Assistência Social Eliane Rossi, o objetivo é “quebrar o círculo vicioso da mendicância e destinar as esmolas para os lugares certos: as entidades assistenciais do município”.

Parte da divulgação será feita por meio de cartazes, placas e banners afixados em locais públicos para alertar a população sobre os problemas sociais acarretados pela esmola. No verso dos panfletos da campanha constarão nomes, endereços e telefones de 27 entidades da cidade.

Mutirão Social
Além da conscientização, a Prefeitura realizará, em paralelo, o programa Mutirão Social - Projeto Ressocializar. Os moradores de rua que aceitarem tratamento para alcoolismo e vício em drogas – principais fatores que levam à situação de mendicância – poderão receber atendimento multiprofissional qualificado e terapêutico no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e pernoite no albergue noturno.

Mediante rigorosa avaliação, a equipe multidisciplinar da Prefeitura determinará a inclusão dos moradores de rua no programa “Ressocializar”, que lhes garantirá uma renda mínima para que possam retomar seu convívio em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário