quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Formatura do Projeto Jovem Agricultor do Futuro

Projeto incentiva a permanência do jovem no campo

Nesta terça-feira, dia 11, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo de Carvalho, participaram da formatura da quarta turma do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, realizada no Sítio Novo Picadão.

Os 15 alunos, com idades entre 14 e 17 anos, residentes na zona rural de São João, frequentaram o projeto na Fazenda Escola do Unifeob, onde aprenderam a cultivar horta orgânica, desde o preparo da terra até a colheita. 

Prefeito Vanderlei com os formandos do projeto
Além disso, eles foram orientados sobre comercialização, marketing, informática, procedimentos de montagem de composto orgânico, criação e manejo de pequenos e médios animais e recuperação de áreas degradadas de reserva natural. 

Segundo Eliane Rossi, diretora de Assistência Social, o projeto contribui para despertar o interesse do jovem pelas atividades rurais e estimular sua permanência no campo.

“Este projeto abre caminho para a profissionalização do jovem agricultor e o instiga a buscar novos conhecimentos na área”, afirma. 

No período em que passaram na Fazenda Escola, os jovens também desenvolveram aspectos psicossociais, comunicação oral e escrita, trabalho em equipe e promoção da saúde. 

Durante os nove meses de duração do projeto, de março a novembro, a Prefeitura foi responsável pelo transporte dos alunos ao local do curso e a viagens técnicas para Escolas Agrícolas.

O Projeto Jovem Agricultor do Futuro é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Assistência Social, com apoio da Fundação Nova São João, Sindicato Rural e Unifeob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário