terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Prefeitura oferece cursos gratuitos no Resedás

O Departamento de Assistência Social de São João da Boa Vista disponibiliza cursos de capacitação e atividades sociais no Parque dos Resedás. Durante a semana, os moradores que se inscreverem no Escritório de Assistência Social do bairro têm acesso a diversas oportunidades de aprendizado e convivência em comunidade.

O propósito da ação é qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que aprendam novos ofícios e tenham facilidade para ingressar no mercado de trabalho. Hoje, aproximadamente 350 pessoas são beneficiadas pelos projetos, segundo o Escritório de Assistência Social.

Projetos Sociais
A professora de design de sobrancelha Sueli Amorim ensina técnicas às
alunas do curso / Foto: Matheus Lianda
Durante a semana, as atividades oferecidas gratuitamente pela prefeitura para os moradores do Resedás são: pintura em tela; artesanato; atividades esportivas inter-relacionais, mulheres, idosas, crianças e adolescentes; vôlei; futebol society; capoeira; catequese; técnicas de venda no varejo; design de sobrancelha; técnicas básicas de maquiagem; técnicas básicas de confeitaria e técnicas de manicure e pedicure. Além disso, há distribuição de leite para crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social e atendimento psicológico.

A decisão de quais aulas oferecer no Resedás foi tomada junto aos moradores, em reuniões com representantes da Assistência Social. Segundo a diretora de Assistência Social, Eliane Rossi, os projetos sociais fortalecem a comunidade local. “As pessoas começam não só a ter mais convívio, mas também oportunidades para sair da situação de vulnerabilidade. A gente pretende melhorar as atividades para idosos, que estão em grande número aqui, ampliar o atendimento e trazer novos profissionais para trabalhar aqui no Parque dos Resedás”, conclui.

Resedás
Ao sul de São João da Boa Vista, 926 famílias vivem no Parque dos Resedás (cerca de 3.100 pessoas, segundo o Setor de Divisão de Habitação). Isso faz dele o maior conjunto habitacional da cidade. Os lotes cedidos pela prefeitura têm 200 m², com casas construídas em parceria com o Governo Federal. Todas, sem exceção, estão equipadas com lavanderia, aquecedor solar e são adaptáveis para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Participantes do projeto aprendem pintura em tela no Escritório de
Assistência Social / Foto: Guto Moreira

Serviços básicos como saúde e educação estão garantidos. Inaugurada em fevereiro de 2016, a Unidade de Saúde do Jardim das Azaleias tem capacidade para atender 13.500 pessoas dos bairros ao redor e a creche, na fase de conclusão de obras, poderá atender 150 crianças de até quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário