A
diretoria de Assistência Social remeteu esta semana à Assessoria de Trânsito e
Segurança o relatório de atividades desenvolvidas pelo departamento no ano de
2018, em parceria com a Polícia Militar, no âmbito da Operação Delegada.
Em
12 meses, o trabalho da Polícia Militar e da equipe da Assistência Social
contabiliza a inserção de 16 pessoas no programa Ressocializar, cujo objetivo é
promover a reintegração social de indivíduos em situação de rua.
Por
meio de iniciativas como o “Papo com Café” e “Mutirão Social”, foram realizadas
17 internações psiquiátricas e 8 encaminhamentos para tratamento de dependência
química em clínicas especializadas.
Durante a Abordagem Social, o Depto. de Assistência Social oferece os serviços e tratamentos para pessoas em situação de rua / Foto: Matheus Lianda |
No
período, a Prefeitura forneceu 423 passagens de ônibus para que pessoas em
condição de vulnerabilidade social pudessem retornar às suas cidades de origem.
Ainda,
durante as abordagens, a Polícia Militar capturou um procurado pela Justiça,
cinco pessoas foram atendidas em programa de moradia e outras quatro
conseguiram emprego formal.
Segundo
Eliane Rossi, diretora do Departamento de Assistência Social, o Ressocializar
demanda ações integradas com a sociedade civil, setores da própria Prefeitura,
como Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Educação, e Polícia Militar.
“Nosso
trabalho busca dar visibilidade a quem está invisível, dar oportunidade de uma
vida digna a estas pessoas em situação de rua”, afirmou Eliane.
Programa
Ressocializar
O
Ressocializar é um espaço socioeducativo para fins de reinserção social de
indivíduos em situação de rua. As etapas do programa consistem em acolhida e
desenvolvimento de plano Individual de atendimento, levando em consideração as
especificidades de cada participante. Entre suas atribuições está o
encaminhamento a serviços de saúde – CAPS AD ou CAPS II, Mutirão Social e
Albergue Noturno.
Operação
Delegada
A
Operação Delegada foi oficializada em 2015 no município, por convênio entre a
Prefeitura e o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I). Para o seu
desenvolvimento, a Prefeitura responde pela remuneração de policiais militares
em dias de folga. Em contrapartida, são destacadas três viaturas a mais para
atuar em conjunto com os agentes municipais de fiscalização e assistência
social, em ações específicas envolvendo pessoas em situação de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário