quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Assinado convênio para continuidade da Escola da Beleza

Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, Solange de Camargo Carvalho, presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Bia Dória e prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho
O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, Solange de Camargo Carvalho, participaram de evento organizado pela presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Bia Dória, nesta terça-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, que reuniu prefeitos e primeiras-damas de vários municípios paulistas.

Na ocasião, foi assinada a renovação do convênio para a continuidade das atividades da Escola da Beleza, localizada na Vila Brasil. Inaugurado em 2014, este equipamento social já capacitou, gratuitamente, 252 alunos no curso de auxiliar de cabeleireiro.


Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, Solange de Camargo Carvalho e prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho 

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Assistência Social realiza trabalho para combater doação de esmolas na cidade

Proposta é mostrar que a Prefeitura oferece serviços gratuitos de ajuda a pessoas que vivem em situação de rua

Começou na manhã desta segunda-feira, 4, a Semana de Conscientização Contra a Doação de Esmolas. O trabalho, coordenado pelo Departamento Municipal de Assistência Social, consiste em visitas a estabelecimentos comerciais de São João da Boa Vista, com a proposta de orientar os proprietários para que não colaborem com doações materiais a pessoas que vivem em situação de rua.

Pelo segundo ano, a ideia é mostrar por meio desta ação que a Prefeitura está atenta à situação, e oferecendo serviços gratuitos para ajudar pessoas que se encontram em situações adversas diante da sociedade.

“O nosso foco principal nem tanto é o comércio, mas sim, as pessoas que se utilizam do comércio. É para que elas entendam que não é bom dar esmolas. Então, nós temos interesse de mostrar para a população todos os nossos projetos e programas voltados para pessoas em situação de rua. Eu acho que é uma campanha que está trazendo bons resultados”, afirma a diretora de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi.

Quando chega ao comércio, a equipe de assistentes sociais, acompanhada de estagiários, solicita ao dono do estabelecimento que permita a fixação de um cartaz e o recebimento de um panfleto com abordagens ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura.

Frases como “Dê Mais que Esmolas, Dê Futuro” e “A Esmola Esconde um Grave Problema” estão inseridas nos materiais que estão sendo distribuídos.

O trabalho de ressocialização fornecido pela administração municipal inclui acolhimento no albergue, atendimento nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), prevenção de doenças com a realização de exames, entre outros tipos de ajuda.

Dona de uma banca de revistas instalada na Praça Coronel José Pires, Maria Luiza tem experiência de como é conviver próxima a moradores de rua que frequentam o espaço público.
“Muitas mulheres [principalmente] dão dinheiro por medo deles. Esse trabalho [de conscientização] vai ajudar bastante”, diz otimista.

Outro comerciante das imediações, Ciro Gianelli Soares também está confiante de que a ação realizada pela Prefeitura dê certo.
“Melhora o movimento porque na praça eles [andarilhos] atrapalham muito. Afora a nojeira que fica. Tem gente que dá [dinheiro] porque tem dó. Ainda mais quando eles falam que é para comer”, destaca.



A atividade de orientação está programada para acontecer nas principais ruas do comércio de São João até sexta-feira, dia 8.
“Estamos passando de loja em loja, falando com os proprietários e explicando todos os caminhos que a gente tem para pessoas em situação de rua”, finaliza a técnica do Plantão Social, Adriana Toneto.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019


Concurso Alimentação Saudável é realizado na EMEB Genoefa Pan Bernardo


Na manhã desta quinta-feira, 24, a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Genoefa Pan Bernardo, localizada no bairro Macuco, zona rural de São João da Boa Vista, realizou uma atividade educativa para registrar o Dia Mundial da Alimentação Saudável.

Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), o evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Solange de Camargo Carvalho; além da presidente do COMSEA, Sirlene Nogueira. 

Para marcar a data, as crianças da unidade escolar assistiram a uma palestra proferida pela nutricionista Ana Lígia Nassar Milan. Na oportunidade, a profissional orientou os alunos a ingerir alimentos que contribuam para uma saúde de qualidade.

Após a palestra, houve a cerimônia de premiação do concurso Alimentação Saudável. A iniciativa, elaborada pela direção da escola, teve a proposta de estimular as crianças a desenvolver receitas apetitosas e recomendáveis.

Diante das várias receitas preparadas por alunos, duas delas se destacaram e foram escolhidas como as melhores por membros do COMSEA. Uma salada de macarrão e um bolo de casca de banana venceram a competição alimentar. 

“Todas as crianças trouxeram receitas e participaram do concurso, que contou com a parceria do Setor de Merenda [da Prefeitura]. Os dois alunos escolhidos receberam medalhas e cestas de frutas”, explicou a diretora da EMEB, Silvana da Silva Eloy.   

Ao final do evento, todos os alunos também receberam um livreto com receitas saudáveis.










quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Papo com Café reúne pessoas em situação de rua na Estação das Artes

MC Maraka e palestra do Senac foram as atrações dessa edição

Mais uma edição do Papo com Café, do projeto Ressocializar, foi realizada na manhã da última sexta-feira, 30 de agosto, na Sala de Múltiplo Uso da Estação das Artes. Criada em 2017, a ação visa orientar pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social a utilizar os serviços da Prefeitura de São João (tratamento no CAPS, abrigo no Albergue, inserção no mercado de trabalho pelo Mutirão Social, entre outros), além de promover debates e oferecer atividades gratuitas feitas por voluntários.


Nesta edição, cerca de 25 participantes compareceram. Eles são convidados pelos funcionários nas rondas ou durante as atividades das quais já fazem parte. A organização do Departamento de Assistência Social trouxe, em parceria com o Comitê de Voluntariado do Senac, uma palestra sobre gerenciamento de conflitos e a apresentação do MC Maraka, com diversos estilos musicais.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Fundo Social de Solidariedade distribui cobertores para famílias de São João


Na manhã desta terça-feira, 30, o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, realizou a entrega de cobertores para atender famílias assistidas por 6 conferências da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) de São João da Boa Vista.

O ato de entrega de 52 cobertores, arrecadados durante a Campanha do Agasalho, aconteceu no Polo Regional da Escola de Modas. Na oportunidade, as peças foram recebidas por representantes das conferências Anjo Gabriel, Maria Santíssima, Santo Afonso, Coração de Maria, Santa Rita de Cássia e Providência Santíssima.

Presidente do Fundo Social do município, Solange Camargo assinou a liberação dos cobertores e destacou que a Campanha do Agasalho conta com a colaboração de instituições parceiras todos os anos.

“São cobertores que irão ajudar muito essas famílias que precisam. O apoio dos nossos parceiros da campanha é fundamental”, finaliza.

Entidades recebem alimentos arrecadados durante Encontro de Carros Antigos


Os alimentos arrecadados durante o 1º Encontro de Carros Antigos Modificados e Derivados foram entregues na tarde desta terça-feira, dia 30, ao Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CEAC) e à Associação de Valorização e Promoção da Pessoa com Deficiência (AVAPED).

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, e a diretora municipal Turismo, Rose Vasconcellos, participaram do ato de entrega de aproximadamente 500 quilos de alimentos (metade para cada entidade).

Além do recebimento das doações, as duas entidades puderam montar estandes na praça de alimentação do evento para arrecadarem recursos com a venda de salgados e sucos. “Para cada evento que tem acontecido junto com a Prefeitura, a gente tem chamado entidades diferentes. Desta vez, foram o CEAC e AVAPED”, disse a primeira-dama.

Doações

Organizado pelo Latão Volks, o encontro de veículos antigos aconteceu no último domingo, 28, no galpão da feira-livre. Para visitar as raridades, o público colaborou com 1 quilo de alimento não perecível (macarrão, óleo, leite, farinha de trigo, açúcar etc).


“Junto com a boa ação social está outra coisa que a gente ama, que é o automobilismo. Tudo que a gente faz é para ajudar alguém”, afirmou Jonathan Martins, um dos organizadores do Latão Volks.

Com capacidade de atendimento para 20 pessoas, mas atualmente com 7 acolhidos, a diretoria do CEAC afirma que este tipo de apoio é muito bem-vindo. “A gente necessita desses alimentos porque a instituição é de acolhimento de crianças e adolescentes. Então, a gente só tem que agradecer pelas doações”, reforça a coordenadora do CEAC, Luciana Ferreira Romão.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Delegacia Seccional doa cobertores para o Fundo Social de Solidariedade

A primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho estiveram na Delegacia Seccional de Polícia de São João da Boa Vista, na tarde desta segunda-feira, dia 22, para o recebimento de 2.155 peças de agasalhos (entre cobertores, roupas, calçados e demais acessórios).


As peças serão entregues a famílias que estão cadastradas no Departamento Municipal de Assistência Social. O montante conta com 990 cobertores, 895 roupas, 89 calçados, 152 acessórios e outras 29 peças.

O delegado seccional Paulo Cezar Junqueira Hadich afirmou que a parceria com a administração municipal é fundamental para contribuir com gente que precisa.

“Temos um olhar humano e social. É uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade que existe há muitos anos.

"Conseguimos fazer uma grande arrecadação para aquecer a vida de alguém", destacou.

Arrecadação

Neste ano, a meta da Campanha do Agasalho é chegar a 70 mil peças arrecadadas. Segundo a reforça a primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, o montante entregue pela Seccional é significativo.

“Sem parcerias como esta seria muito difícil arrecadar. Acredito que vamos somar mais de 70 mil peças. Quando o frio chega é que cada um sente na pele e se coloca no lugar do outro. Nessa época é que as pessoas mais se envolvem porque todo mundo sente frio. Toda pessoa que necessitar pode se dirigir ao Polo Modas, que é o nosso ponto fixo”, afirma Solange.

Além da Delegacia Seccional de Polícia, a Campanha do Agasalho conta com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rotary Club Sul, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Unifeob, Unifae, Diretoria Regional de Ensino, Tiro de Guerra 02-036, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Grupo de Escoteiro Marechal Rondon, Conselho da Ordem DeMolay, Ordem Internacional do Arco Íris, Grupo de Escoteiro Curupira, Sabesp e Plano Mais Saúde.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Inscrições para cursos gratuitos de Corte e Costura, Modelagem e Malharia

Começa nesta quinta-feira, dia 18, o período de inscrições para os cursos gratuitos de Corte e Costura, Modelagem e Malharia oferecidos pela Prefeitura de São João da Boa Vista e Fundo Social de Solidariedade.

O prazo, para mulheres ou homens a partir de 16 anos de idade, termina na próxima segunda-feira, dia 22. As inscrições devem ser feitas no Polo Regional da Escola de Modas, localizado à rua Teófilo Ribeiro de Andrade, 343, Centro.


O atendimento acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para se candidatar, é preciso apresentar xerox do RG, CPF e comprovante de endereço.

Segundo o Departamento de Assistência Social, os cursos oferecem oportunidades de aprendizado, inserção ao mercado e, consequentemente, geração de renda.

Para o curso de Modelagem, os candidatos precisam apresentar o certificado do curso de Polo Modas 1. As aulas, com previsão de início em 29 e 30, acontecem em dois períodos (tarde e noite) para duas turmas de 15 alunos.

Quanto ao curso de Corte e Costura, há vagas para duas turmas de 12 alunos, que serão distribuídos nos períodos da manhã e tarde. As aulas começam no dia 6 de agosto.

A estrutura do curso de Malharia reúne três turmas compostas por 8 alunos cada. Para participar, a exigência também é a apresentação do certificado do curso de Polo Modas 1. O início das aulas está previsto para os dias 29, 30 e 31 deste mês.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3633-8623.

terça-feira, 18 de junho de 2019

COMAD promove eventos na Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

Atividades acontecem nos dias 24 e 28 de junho, na Praça Joaquim José e na Estação das Artes

O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Álcool e Drogas (COMAD), em parceria com departamentos municipais promove, em 24 e 28 de junho, uma série de ações dentro da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas.


No feriado municipal, 24 de junho, acontece na Praça Joaquim José, a partir das 9h, um dia de atividades pedagógicas e de saúde desenvolvidas pelos centros universitários UNIFAE e UNIFEOB, apresentações de zumba, coral Cara Limpinha e grupo Nova Vida Bola de Neve.

As equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também participam, prestando orientações de saúde mental, além dos profissionais do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e da Comissão de Infância e Juventude e Adoção da 37ª Subsecção da OAB.

A programação de 28 de junho será na Estação das Artes, a partir das 9h, com workshop Políticas Públicas sobre álcool, tabaco e outras drogas e Justiça Terapêutica, ministrado pelos promotores de Justiça Guilherme Athayde Franco, Ernani Vilhena e Mário Sergio Sobrinho.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Fundo Social entrega cobertores a entidades do município

Na manhã desta quinta-feira, 30, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, participou da entrega de cobertores para três entidades do município.

Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange de Camargo Carvalho, com representantes das entidades beneficiadas / Foto: Mirela Borges

O ato foi realizado no Polo Regional da Escola de Modas, ocasião em que as mantas foram repassadas às Conferências Vicentinas São João Batista e Santa Terezinha, que receberam seis cobertores cada uma, bem como a Igreja Adventista do bairro Santo Antonio, contemplada com 20 doações.

Com o recebimento, as entidades irão distribuir os cobertores para famílias carentes já selecionadas.

Entrega de cobertores no Polo Modas / Foto: Mirela Borges
“Pessoas carentes não tem como conseguir. Então, a gente faz esse trabalho junto com a Assistência Social e Fundo Social. Aproveito para agradecer a Deus e a todos da Prefeitura”, disse Filomena Ribeiro Borges, diretora do grupo Ação Solidária da Igreja Adventista (Santo Antonio).

“Têm pessoas que ficam numa felicidade muito grande, porque sabem que não irão passar frio nesse inverno. A gente vê a necessidade dessas famílias”, explicou Edval Corbano, presidente da Conferência Vicentina São João Batista.

Presidente do Fundo Social, a primeira-dama Solange Carvalho reforçou que a entrega das mantas faz parte da Campanha do Agasalho, ação que estimula toda a população a colaborar com roupas e demais acessórios.

“A gente tem parceria com quem doa para o Fundo Social e com os parceiros que nos ajudam a ver famílias que necessitam. Eles contribuem para que os cobertores cheguem o mais rápido possível a quem está precisando”, finalizou.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

CMDCA-SJ terá eleições para conselheiros tutelares em outubro

Salário é de R$2.250,28 para 40 horas semanais mais plantões

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João da Boa Vista (CMDCA-SJ) abriu processo de escolha para Conselheiro Tutelar. Serão sete vagas para conselheiro titular (início imediato) e sete vagas para suplentes.

O salário é de R$2.250,28 com jornada de trabalho de 40 horas semanais, acrescidas de plantões de segunda a sexta-feita e à distância nos feriados, pontos facultativos e finais de semana. O mandato inicia no dia 10 de janeiro de 2020 e vai até 31 de dezembro de 2023.

Requisitos

Podem se candidatar pessoas de ambos os sexos que tenham idoneidade moral, idade mínima de 21 anos, residentes em São João e que possuam o Ensino Médio completo.

Devem também comprovar experiência mínima de seis meses na área de defesa e/ou atendimento da criança e do adolescente. Além disso, os candidatos deverão passar por prova e capacitação oferecida pelo CMDCA. Os aprovados nesta primeira fase estarão habilitados a participar do processo eleitoral aberto à população, que deverá ocorrer no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, na Unifae.

Prova

A prova de conhecimentos gerais e específicos será aplicada no dia 7 de julho, das 8h às 12h, também na Unifae. A prova abordará questões de conhecimentos gerais (português, informática e direito constitucional) e específicos (Lei Municipal nº 3.818/15, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS). Também terá uma parte prática, na qual os candidatos deverão analisar três casos.

Inscrição

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer pessoalmente no Departamento Municipal de Assistência Social localizado na Rua General Carneiro, 344 – Centro, durante o período de 6 a 20 de maio, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Para isso, deverão preencher a ficha de inscrição e fornecer, em envelope lacrado, todos os documentos comprobatórios de sua qualificação que constam no edital.

Para saber detalhes da prova, do processo eleitoral, documentação necessária e todos os demais detalhes do Processo, os candidatos poderão acessar o Edital, disponível no site do CMDCA: www.cmdcasj.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2019

Novo auditório é instalado no Creas por alunos do Senac

Os estudantes do curso de Auxiliar Administrativo também organizaram o arquivo do setor

Novo auditório instalado no Creas / Foto: Matheus Lianda

O Departamento Municipal de Assistência Social recebeu no Creas os alunos do curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo do Senac. Para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, eles instalaram um auditório em um almoxarifado desativado e organizaram o arquivo do setor.

Diretora de Assistência Social, Eliane Rossi, fala aos presentes / Foto:
Matheus Lianda
“Eles pediram uma oportunidade de mostrar tudo aquilo que aprenderam na sala de aula e colocar em prática em algum lugar do Departamento”, conta a diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi. “O espaço é bem grande e nós entendemos que o arquivo-morto deve guardar somente o que é necessário, então a gente pediu que fizessem esse projeto e que contivesse um espaço onde pudéssemos ter reuniões, um miniauditório”.

Os estudantes se dividiram em grupos responsáveis por diferentes atribuições. Primeiro foi necessário esvaziar o local, selecionar o que ainda era utilizável e catalogar os objetos. “A Assistência Social precisava de um auditório, então os alunos construíram essa solução para a problematização apresentada”, conta a professora do curso, Adriana Paiva. “Eles se dividiram em três grupos, ‘arquivo-morto’, ‘patrimônio’ e ‘logística’, para executar e desenvolver o planejamento proposto”.

Estudantes apresentam resultados do projeto / Foto: Matheus Lianda
Andressa de Souza ficou satisfeita com a atividade. “Além de ajudar, colocamos em prática o que aprendemos. É um aprendizado que a gente vai levar para o resto da vida”, diz a aluna. “A gente tirou tudo e organizou cada setor. Tinha muita coisa dentro de pastas, caixas, então a gente organizou por ano, ordem alfabética, projetos. Agora tem mais fácil acesso para eles aqui”.

“As atividades foram supervisionadas. Cada assunto tem um funcionário responsável, que orientava sobre o que podia ser jogado fora ou devia ser guardado”, explica Eliane.

O serviço durou cerca de uma semana e colocou à prova os estudos realizados por eles ao longo do curso. A coordenadora de Administração do Senac, Polyana Galligani, defende a união da prática com a teoria. “Ter a possibilidade de a Assistência Social abrir esse espaço para o Senac para que os alunos possam praticar o que aprenderam em sala de aula é fundamental”.

Creas

Localizado na Rua dos Tavares, nº 8 – Pratinha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) recebe famílias e pessoas em situação de risco, vulnerabilidade social ou cujos direitos foram violados.

Sede do Creas de São João da Boa Vista / Foto: Matheus Lianda

Segundo o site da Secretaria de Desenvolvimento Social, são atendidas vítimas do trabalho infantil ou de abandono, pessoas em situação de rua ou que tenham sofrido violências física, psicológica e sexual, discriminadas em razão da orientação sexual ou da etnia. Adolescentes que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto em casos de liberdade assistida ou de prestação de serviços à comunidade e pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família em casos de violação de direitos também estão incluídos neste grupo.

O Creas orienta e encaminha os cidadãos para a Assistência Social, presta orientação jurídica, dá apoio às famílias e suporte no acesso à documentação pessoal, além de estimular a mobilização comunitária. Abordagem Social, Serviço para Pessoas com Deficiência e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto são alguns dos serviços que podem ser ofertados, além do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), de aplicação obrigatória.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Campanha do Agasalho 2019 começa em São João

A quantidade de instituições parceiras é a maior dos últimos anos

A Campanha do Agasalho 2019 foi lançada oficialmente na tarde de hoje, dia 12, no Salão Vermelho da Prefeitura. Estiveram presentes o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo Carvalho, a diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi, o presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Domiciano, e entidades parceiras na divulgação e execução da campanha.

Representantes da instituições parceiras da Campanha do Agasalho 2019 / Foto: Matheus Lianda

Presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Domiciano; prefeito de São
João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho; e presidente do Fundo
Social de Solidariedade, Solange de Camargo Carvalho / Foto: Daiane Silva
Durante a reunião, representantes de cada instituição se comprometeram a auxiliar a Prefeitura de São João da Boa Vista na aquisição de peças em bom estado e sugeriram novos meios para melhorar as ações beneficentes.

Doações

Roupas e calçados doados são encaminhados para um centro de triagem, encarregado de avaliar se estão em bom estado, e distribuídos para quem necessita por meio do Departamento de Assistência Social, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais entidades colaboradoras.

Diretora municipal de Assistência Social, Eliane
Rossi / Foto: Matheus Lianda
Pode-se doar qualquer tipo de roupa, desde que esteja limpa e bem conservada, além de cobertores e calçados. As peças com maior necessidade são calças masculinas, meias e roupas para bebês.

Parceiros

A Campanha do Agasalho conta com vários parceiros que ajudam a promover e arrecadar roupas na cidade. Em 2019, são: Delegacia Seccional de Polícia, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rotary Club Sul, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Unifeob, Unifae, Diretoria Regional de Ensino, Tiro de Guerra 02-036, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Grupo de Escoteiro Marechal Rondon, Conselho da Ordem DeMolay, Ordem Internacional do Arco Íris, Grupo de Escoteiro Curupira, Sabesp e Plano Mais Saúde.


Pontos de arrecadação

Prefeitura
Câmara Municipal
Departamento de Assistência Social
Escolas municipais, estaduais e particulares
Unifae
Unifeob
Tiro de Guerra
Policia Militar
Corpo de Bombeiros
Delegacia Seccional
Associação Comercial e Empresarial (ACE)
Sabesp

Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange de Camargo Carvalho,
declaram iniciada a Campanha do Agasalho 2019 em São João da Boa Vista / Foto: Matheus Lianda

Pontos de distribuição

Assistência Social (área central e rural): segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 10h30 / 13h às 15h30 – R. São João, 322 – Centro

CRAS Nova República: terça-feira, das 13h às 16h, e sexta-feira, das 8h às 10h30 – R. Monsenhor João Ramalho, 587 – Nova República

Proteção Básica Resedás: segunda-feira, das 8h às 10h30, e quarta-feira, das 13h às 16h – R. Alfeu Doval, 220 – Parque dos Resedás II

terça-feira, 9 de abril de 2019

Prefeitura revitaliza Escola de Beleza na Vila Brasil

Obras incluem troca completa de telhado e adequação às normas de acessibilidade

A Escola de Beleza, onde é ministrado o curso gratuito de Assistente de Cabeleireiro, foi totalmente revitalizada. As obras tiveram início em janeiro e incluíram a troca completa do telhado, que estava com problemas de infiltração, substituição do piso, nova instalação elétrica e pintura geral.


Segundo o Departamento Municipal de Assistência Social, os restauros também tornam as dependências acessíveis à toda a população. “É uma revitalização para que o prédio cumpra todas as normas de acessibilidade”, diz a diretora de Assistência Social, Eliane Rossi.

Curso gratuito

Parceria entre a Prefeitura de São João e o governo do Estado de São Paulo, a Escola de Beleza foi trazida há cinco anos para a cidade e disponibiliza o curso de Assistente de Cabeleireiro.

O curso tem duração de dois meses e para se matricular é preciso ter mais de 18 anos e residir em São João da Boa Vista. Basta levar uma cópia do RG, do CPF e um comprovante de residência à sede do Polo Modas (R. Teófilo Ribeiro de Andrade, 343 – Centro).


Durante a reforma, as aulas foram realizadas provisoriamente na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro do Pratinha. Agora, elas estão de volta à sede original na R. Monsenhor João Ramalho, nº 169 – Vila Brasil.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Prefeito Vanderlei conversa com adolescentes do Ação Jovem



Na tarde desta quarta-feira, dia 27, o prefeito Vanderlei recebeu 45 estudantes do programa estadual Ação Jovem. Além de conhecer as dependências da Prefeitura e da Câmara Municipal, os jovens aproveitaram para tirar dúvidas a respeito do funcionamento e dos serviços oferecidos pela administração municipal e das atribuições do cargo de prefeito.

Ação Jovem

Presente em 642 municípios, o programa de transferência de renda do governo do Estado de São Paulo visa estimular estudantes de 15 a 24 anos com renda mensal familiar per capita de até meio salário mínimo a concluir os estudos e ingressar no mercado de trabalho. Em São João da Boa Vista, é executado pelo Departamento Municipal de Assistência Social.




sexta-feira, 22 de março de 2019

2ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa acontece na Estação das Artes

Na tarde de quinta-feira, dia 21, o Teatro da Estação das Artes ficou lotado com autoridades, membros da sociedade civil e pessoas interessadas em debater políticas públicas para a Terceira Idade. Estiveram presentes o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Domiciano, a diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Rossi, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Iovanca Borges.


Na conferência é discutido como melhorar a condição de vida e o ambiente para os idosos. As propostas aprovadas são enviadas para a Conferência Estadual, onde o delegado elegido, Benedito Oswaldo Ramos, do Centro de Integração do Idoso, representará o município. A suplente eleita é Maria Paula Moreira Bertolucci. Desde 2017, São João é consididerada a melhor cidade do Brasil, na faixa de 50 a 100 mil habitantes, para a Terceira Idade, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).

Prefeito faz a abertura da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento definiu delegado que irá representar São João na Conferência Estadual em agosto

“Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas” fizeram parte do tema central da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na tarde desta quinta-feira, 21, no Teatro da Estação das Artes, com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.

Prefeito Vanderlei fala ao público presente / Foto: Mirela Borges

Organizada para discutir, refletir e articular propostas estratégicas de políticas setoriais, a conferência teve a coordenação do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Departamento de Assistência Social da Prefeitura de São João da Boa Vista.

Logo na abertura, como forma de incentivo, o público assistiu a apresentações culturais do Grupo da Melhor Idade do Departamento Municipal de Esportes, Coral do Centro de Integração do Idoso e Grupo Experimental de Canto da 3ª Idade do Unifeob.

A mesa de autoridades foi formada pelo prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Domiciano (Bira); diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi; presidente do CMI, Iovanca Fayeza Uala Borges; e a palestrante Mara Villas Boas de Carvalho.

A professora Mara Villas Boas de Carvalho foi a responsável por conduzir a palestra. Nascida na capital paulista, a docente é mestre em Educação pela Puccamp, doutora em Enfermagem pela Usp e avaliadora do MEC.

Além de citar que São João é uma das melhores cidades do país para os idosos, o prefeito Vanderlei reforçou a importância da realização de uma conferência para a formulação de políticas públicas.

“É daqui que saem as propostas para o município e estado em relação ao idoso. São João, ao longo dos anos, vem trabalhando forte na política de construir uma cidade melhor para todos, em especial para os idosos, principalmente aqueles que não têm condições de se sustentar sozinho. Temos, por exemplo, o Centro de Convivência ‘Dona Beloca’ e, logo, o Centro Dia do Idoso. O poder público tem que estar sempre atento a essas questões”, afirma Vanderlei.

A dona de casa Silen Paulino Teodoro participou do evento junto com o Grupo de Dança do Departamento de Esportes. Ela frequenta toda semana o Centro de Integração Comunitária (CIC), que oferece aulas gratuitas para todas as idades.

“Tem muita coisa boa para gente fazer. Eu danço, canto no coral e faço novas amizades. Às vezes, a gente também sai para outras cidades para se apresentar. É tudo muito bom. Vale à pena”, completa.

Diretora municipal de Assistência Social, Eliane Buciman dá ênfase ao fato de São João estar à frente de outros municípios da região no sentido de atenção à população idosa.

“Porque cuidamos dos idosos desde a proteção básica até a alta complexidade. Neste evento, estamos ouvindo dos idosos o que eles querem para um envelhecimento saudável”, explica.

Com quase quatro horas de duração, o evento foi encerrado com a eleição do delegado que representará São João da Boa Vista na 15ª Conferência Estadual, prevista para os dias 5, 6 e 7 de agosto, em local a ser definido.

sexta-feira, 15 de março de 2019

CMI e Prefeitura realizam a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece na tarde de quinta-feira, 21 de março, das 13h às 18h, no Teatro da Estação das Artes, localizado à Praça Rui Barbosa, 41, Largo da Estação, em São João da Boa Vista. O tema central envolve “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”.

Organizado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura, o evento é voltado a movimentos e organizações sociais, porém todos os interessados no aperfeiçoamento e elaboração de políticas de atendimento à pessoa idosa também podem participar.

Convocada pela diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi, e pela presidente do CMI, Iovanca Fayeza Uala Borges, a proposta é oferecer amplo espaço democrático para reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de estratégias que apontem diretrizes para ações políticas setoriais.


Programação

Às 13h terá início o credenciamento dos participantes representantes do governo e sociedade civil. A abertura, com apresentações culturais, composição de mesa e execução do hino nacional, está prevista para às 13h30.

Na sequência, às 14h, acontece a leitura e aprovação do regimento interno. A palestra magna está programada para às 14h30, com a professora Mara Villas Boas de Carvalho. Mestre em Educação pela Puccamp e doutora em Enfermagem pela Usp, a palestrante ainda ocupa a função de avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Às 15h50, após o intervalo, os trabalhos em grupo voltam a ser realizados. A apresentação e aprovação das propostas acontecem às 16h30.

Segundo a organização, a eleição para definir o delegado representante de São João na conferência estadual está prevista para às 17h30.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crianças de cinco creches municipais recebem uniformes escolares

Prefeitura já iniciou processo de licitação para confeccionar mais uniformes para atender alunos da rede

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, visitou a creche municipal Maria José Lopes, no Jardim Lucas Teixeira, para entregar kits de uniformes escolares a 270 crianças da unidade. Os uniformes entregues foram confeccionados por meio do Projeto Costurando o Futuro, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).


Este trabalho de confecção ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018, ocasião em que 20 costureiras, capacitadas pela Prefeitura em cursos do Polo Regional da Escola de Modas, montaram 800 kits, incluindo 2 camisetas, 1 bermuda, 1 calça e 1 jaqueta para cada criança, totalizando 4.030 peças de roupas. 

Nesta primeira etapa, das 13 creches da Prefeitura, 5 delas foram escolhidas pelo Departamento de Educação para receber os uniformes do Projeto Costurando o Futuro. “Sabendo que pessoas necessitam de algo, a gente sabe que não é bom, mas quando se pode fazer o mínimo para amenizar essa dificuldade das famílias é muito gratificante”, enfatiza Solange.

São as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) Maria José Lopes, Jardim Lucas Teixeira; Terezinha Domenicheli Rossi, Parque dos Resedás; Irmã Hermínia Molas, Jardim Nova República; Noêmia Rehder, Vila Brasil e Gastão Cardoso Michelazzo, Recanto do Jaguari.

“Começamos a entrega por essas cinco creches, mas numa outra etapa vamos contemplar todos os alunos da rede, desde a primeira fase até o quinto ano”, afirma Maria Helena Angelini Santana, diretora municipal de Educação. 

A dona de casa Ana Maria Soares, responsável por cuidar do neto Hendrik, de 2 anos, ficou satisfeita com o kit. “Eu não teria condições no momento de comprar o uniforme para o meu neto. Por isso, me sinto privilegiada e feliz em ver ele vestido igual as outras crianças”, finaliza.

Costurando o Futuro

Parceria entre Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade Estadual, o convênio do Projeto Costurando o Futuro foi assinado em 2018, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Conforme previa em contrato, a exigência do governo estadual era de que o município produzisse apenas 500 kits de uniformes para ajudar alunos carentes. Entretanto, a Prefeitura superou a quantidade estipulada e produziu materiais a mais, totalizando 800 kits.

“Foi bem organizado. A gente selecionou algumas costureiras que estavam mais preparadas e que fizeram os nossos cursos de polo modas e modelagem”, afirmou a monitora Solange Ferreira Costa. Com os recursos, foi possível adquirir equipamentos e fornecer bolsa auxílio para as 20 costureiras selecionadas para confeccionar os uniformes no Polo Regional da Escola de Modas, três vezes por semana. “Algumas coisas eu já sabia. A minha parte foi pregar o zíper nas jaquetas. A professora me ajudou e deu tudo certo”, agradeceu uma das costureiras, Sueli Aparecida Andrade.