segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Novas turmas se formam em cursos da Escola de Beleza e Polo Modas

Aulas são gratuitas e oferecidas durante o ano todo pela Prefeitura

Aula do curso de Assistente de Cabeleireiro na Escola de Beleza / Foto:
Matheus Lianda
Nas noites dos dias 12, quarta-feira, e 14, sexta-feira, às 19h, a Prefeitura de São João da Boa Vista e Fundo Social de Solidariedade realizam as cerimônias de formatura dos cursos gratuitos oferecidos no Polo Regional da Escola de Modas, Centro de Capacitação e Escola de Beleza.

Coordenado pelo Departamento de Assistência Social, o evento é aberto ao público e acontece no Teatro da Estação das Artes, localizado à Praça Rui Barbosa, 41 – Largo da Estação.

Os certificados para 144 formandas, que frequentam os cursos de Assistente de Cabeleireiro e Colorimetria, serão entregues na quarta. Na sexta, mesmo horário, a cerimônia é para a turma de 92 alunas distribuídas nos cursos de Bordado em Pedraria, Polo Modas I e Modelagem.

Na formatura, as alunas têm a oportunidade de exibir, durante um desfile, as próprias peças de roupas confeccionadas em sala de aula. Arranjos de cabelos e demais técnicas de beleza também são mostradas ao público.

Exceto os cursos de Assistente de Cabeleireiro e Colorimetria, com 2 meses de duração, os outros ensinamentos, que incluem Bordado em Pedraria, Polo Modas I e Modelagem, têm 4 meses de aulas.

Para 2019, o Departamento de Assistência Social informa que o período de inscrições está previsto para iniciar na segunda semana de janeiro.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Reinaugurado o Centro de Integração do Idoso



Na tarde desta sexta-feira, 30, a Prefeitura de São João da Boa Vista reinaugurou o Centro de Integração do Idoso, localizado à Praça Bento Gonçalves, bairro Rosário.

A confraternização reuniu o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, presidente da Câmara Municipal Gérson Araújo, vereadores Vick Nhola, Professora Can e João Luís Moretto, diretores municipais e usuários do equipamento público.

Com a reforma e entrega das instalações, os cerca de 250 frequentadores retornam às atividades realizadas de forma gratuita de segunda a sexta-feira, sob a gestão do Departamento de Assistência Social.

No prédio de 302,20 m², a administração municipal substituiu toda a parte de telhado, colocou piso novo, efetuou serviços de pintura interna e externa, readaptou sanitários que respeitam normas de acessibilidade e promoveu a ampliação de salas.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

EMEB Pedro Vaz de Lima comemora Dia Mundial da Alimentação Saudável

Equipe responsável pela preparação dos alimentos na EMEB Pedro Vaz de Lima

Na última sexta-feira, 19, a EMEB Pedro Vaz de Lima comemorou o Dia Mundial da Alimentação Saudável, por meio de palestras, vídeos e premiação da melhor receita saudável da escola.

O aluno com a melhor receita foi premiado na escola.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal da Segurança Alimentar e foi iniciado com uma palestra da Nutricionista Gabriela Vicente Paiva, abordando a importância em se alimentar bem mostrando quais alimentos são saudáveis.

Durante o mês de setembro a escola realizou uma seleção de receitas saudáveis para a elaboração de um livreto. A melhor foi a do aluno Miguel Machado de Almeida – um assado de casca de chuchu preparado pelas cozinheiras da escola e servido para os presentes degustarem.

Logo após houve a premiação da receita com a presença de representantes do Conselho Municipal da Segurança Alimentar.

Conselho de Segurança Alimentar ofereceu palestras aos alunos.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Assistência Social promove festa em comemoração ao Dia do Idoso

Comemoração ao Dia do Idoso (Foto: Arquivo Prefeitura/2015)
O Departamento de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal do Idoso realiza na tarde desta quinta-feira, dia 27, no salão de eventos da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a tradicional festa comemorativa ao Dia do Idoso.

As atividades começam às 14h. Uma das atrações é a apresentação do grupo da melhor idade do Departamento de Esportes da Prefeitura, coordenado pela professora Cláudia Jesus da Silva Silveira. Em seguida, o público assiste à exibição de um grupo de ballet.

Apresentação de dança (Foto: Arquivo Prefeitura/2015)

O público-alvo reúne participantes do Conselho Municipal do Idoso, Departamentos Municipais de Assistência Social e Esportes, entidades que atendem idosos e membros da Faculdade da Terceira Idade.

Ao todo, mais de 750 idosos integram os programas oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Prefeitura recebe cobertores doados pela Delegacia Seccional


Parte da Campanha do Agasalho, a ação beneficia famílias necessitadas

Estiveram presentes o delegado Paulo Cézar Hadich; o prefeito Vanderlei Borges de Caravalho; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo de Carvalho; a escrivã Beatris Monfardini; a diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi; e a coordenadora do Creas, Carmen Eliza Garcia / Foto: Mirela Borges

Solenidade oficializa a entrega dos cobertores arrecadados / Foto:
Mirela Borges
A Prefeitura de São João da Boa Vista recebeu, na manhã desta quarta-feira, 18, cobertores arrecadados pela Delegacia Seccional. O material integra o estoque da Campanha do Agasalho 2018 e será entregue a famílias cadastradas no Departamento de Assistência Social para receber o benefício.

O evento aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e contou com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo de Carvalho, do delegado seccional Paulo Cezar Junqueira Hadich, da diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi, da escrivã da Delegacia Seccional, Beatris Monfardini e da coordenadora do Creas, Carmen Eliza Garcia.

Parte do material arrecadado pela Delegacia Seccional para a Campanha
do Agasalho / Foto: Mirela  Borges
“Esta campanha é extremamente importante, pois precisamos atender todos os necessitados, principalmente no frio, pois é algo que sentimos na pele. A entrega dos cobertores é feita até o final de julho, porém sempre há edredons a mais que mantemos para ser entregue na campanha do ano seguinte. A parceria com a Delegacia Seccional foi fundamental para a arrecadação”, conta Solange.

“É gratificante poder ajudar as pessoas que mais precisam. Manteremos esta parceria nos próximos anos”, explica Paulo Cezar. Ao todo, serão entregues 920 edredons, 905 peças de roupas e 60 pares de calçados.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2018, iniciada em abril, já arrecadou mais de 20 mil peças de roupas e cerca de 500 pares de calçados, segundo levantamento do Fundo Social de Solidariedade do município.

O número divulgado no dia 15 de junho representa 28% da meta estipulada. A previsão de arrecadação é de aproximadamente 70 mil agasalhos até o final da campanha em 31 de julho. Do total de peças coletadas, mais de 14 mil já foram doadas a famílias cadastradas e pessoas carentes que procuram a Assistência Social.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Prefeitura abre 260 vagas em nove cursos de capacitação

São oportunidades de aprendizado nas áreas de moda e beleza

O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São João anuncia 260 vagas para os cursos da Assistência Social no Polo Modas e na Escola de Beleza. Qualquer pessoa a partir dos 18 anos pode se inscrever de 18 a 22 de junho e participar gratuitamente.

Professora orienta alunas do curso de auxiliar de cabeleireiro / Foto: Assessoria

Para se matricular, é preciso levar comprovante de endereço, cópia do RG e do CPF à sede do Polo Regional da Escola de Modas (R. Dr. Teófilo Ribeiro de Andrade, 343 – Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30. Telefone: (19) 3633-8623.

Alunas do curso revezam para fazer atividade / Foto: Assessoria
Cursos

Assistente de cabeleireiro: dois meses de duração para duas turmas de 15 pessoas. São três aulas por semana, à tarde ou à noite.

Bordado à máquina: quatro meses de duração para duas turmas de 11 pessoas. Uma aula por semana (às segundas ou quartas-feiras), à tarde.

Bordado em pedraria: quatro meses de duração para uma turma de 10 pessoas. Uma aula por semana (às sextas-feiras), à tarde.

Corte e costura: um ano de duração para duas turmas de 11 pessoas. Uma aula por semana (às quintas-feiras), de manhã ou à tarde.

Decoupage: quatro meses de duração para duas turmas de 15 pessoas. Uma aula por semana (às quartas-feiras), de manhã ou à noite.

Curso de Polo Modas I é um dos mais requisitados / Foto: Assessoria
Patchwork: quatro meses de duração para duas turmas de 15 pessoas. Uma aula por semana – segundas à noite ou sextas à tarde (é necessário saber costurar).

As aulas contam com equipamentos necessários para a prática /
Foto: Assessoria
Polo Modas I (roteiro de corte e costura em tecido plano): quatro meses de duração para quatro turmas de 13 pessoas. Duas aulas por semana (às segundas e quartas-feiras ou às terças e quintas-feiras), à tarde ou à noite.

Malharia: quatro meses de duração para quatro turmas de sete pessoas. Uma aula por semana – segundas à noite, terças à tarde, quartas à noite ou quintas à tarde.

Modelagem: quatro meses de duração para duas turmas de 18 pessoas. Duas aulas por semana – segundas e quartas à tarde ou terças e quintas à noite (é necessário o certificado de conclusão do Polo Modas I).

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Programa Em Dia com a Prefeitura apresenta programa Ressocializar

Nesta edição, o Em Dia com a Prefeitura apresenta o Ressocializar, importante programa executado pelo Departamento de Assistência Social, cujo objetivo é reintegrar pessoas em situação de rua à sociedade. Com a participação de outros departamentos municipais, o Ressocializar agrega ações como o Mutirão Social e Papo com Café. Também é mostrada a parceria com o CAPS-AD e o Albergue Noturno.


sexta-feira, 25 de maio de 2018

Participantes do Benefício de Prestação Continuada devem se cadastrar na Assistência Social


Cadastramento obrigatório dos beneficiários vai até 10 de dezembro

Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por LOAS, devem fazer o cadastramento obrigatório até 10 dezembro de 2018.

Os beneficiários serão atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Recanto do Jaguari e Nova República; Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), no Pratinha; Escritório de Assistência Social do bairro Santo Antonio; e na sede do Departamento de Assistência Social, no centro da cidade.

Os dados serão inseridos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita por um responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.

Quem tiver problemas de saúde que impeçam o comparecimento, ou more sozinho, precisa informar o Departamento de Assistência Social para que o cadastramento seja feito presencialmente.

Segundo Eliane Rossi, diretora do Departamento de Assistência Social, “é de extrema importância o cadastramento dos idosos e das pessoas com deficiência no Cadastro Único, pois os beneficiários que não estiverem cadastrados terão seus benefícios suspensos”.

Outras informações:

Departamento de Assistência Social: tel. 3631-0301, CRAS Nova República:3631-0310, CRAS Recanto do Jaguari: 3633-7838, Escritório de Assistência Social do Santo Antonio:3631-4558, Escritório de Assistência Social do Santo Antonio: 3635-6459.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Time do Emprego forma mais uma turma em São João

Participantes exibem os certificados por concluírem o projeto / Foto: Marcelo Gregório
Vinte e dois participantes concluíram a 3ª edição do Time do Emprego em São João da Boa Vista. Na noite desta quinta-feira, 10, foi realizada no auditório da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Luiza de Lima Teixeira a entrega de certificados.

Desenvolvido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de São João, a iniciativa é voltada a preparar e orientar desempregados ou pessoas que buscam colocação ao mercado de trabalho.

A cerimônia contou com a presença da diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi, e da coordenadora do Time do Emprego, Sandra Império.

Por meio de um vídeo, o público teve a oportunidade de acompanhar como são desenvolvidas as atividades do Time do Emprego. A metodologia inclui 10 encontros, sendo dois por semana, com quatro horas de duração cada.
As atividades englobam itens como os participantes podem obter um emprego compatível com as habilidades e preferências, descoberta de novas habilidades, autoconhecimento e marketing pessoal.

Segundo o Departamento Municipal de Assistência Social, as inscrições para a 4ª edição do programa estão previstas para o final do mês de junho.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Campanha do Agasalho 2018 é iniciada em São João


A ação pretende arrecadar 70 mil peças de roupa até o final de julho

Lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2018 reúne instituições parceiras no Salão Vermelho / Foto: Guto Moreira
Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange
Camargo Carvalho, e prefeito Vanderlei Borges de Carvalho /
Foto: Guto Moreira
A Campanha do Agasalho 2018 foi lançada oficialmente na tarde de ontem, dia 16, no Salão Vermelho da Prefeitura. Estiveram presentes o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo Carvalho, a diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi, e representantes de instituições parceiras na divulgação e execução da campanha.

Diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Eliane Rossi /
Foto: Guto Moreira
“O Fundo Social é responsável por reunir os colaboradores e entregar o material de divulgação da campanha enviado pelo Governo do Estado de São Paulo”, explica a presidente Solange Carvalho. “Já temos um estoque com cerca de 20 mil peças para começar a distribuir imediatamente, afinal, o intuito da campanha é ajudar quem precisa o mais rápido possível”. Embora as doações possam ser feitas durante o ano todo, o encerramento da campanha será em 31 de julho.

“Esse ano foi decidido que a gente começaria mais cedo por conta da previsão de que o frio começaria antes”, conta a diretora Eliane Rossi. “Nossa expectativa é arrecadar 70 mil peças até o fim da campanha”.

Doações

Ponto de coleta da Prefeitura de São João / Foto: Matheus Lianda
Roupas e calçados doados são encaminhados para um centro de triagem, encarregado de avaliar se estão em bom estado, e distribuídos para quem necessita por meio do Departamento de Assistência Social, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais entidades colaboradoras.

Pode-se doar qualquer tipo de roupa, desde que esteja limpa e bem conservada, além de cobertores e calçados. “As peças com maior necessidade são calças masculinas, meias e roupas para bebês”.

Parceiros

A Campanha do Agasalho conta com vários parceiros que ajudam a promover e arrecadar roupas na cidade. Para o 1º sargento Cristiano Carvalho, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-036, é uma oportunidade de conscientizar os jovens da importância de ações sociais como essa. “Eles convidam os pais, os amigos a participarem e nós temos um ‘Dia D’, em que nós saímos pelas ruas e fazemos essa coleta de casa em casa. Isso é importante porque eles se integram à sociedade com essa ajuda”, afirma.

Wildenir Silveira, sargento do Corpo de Bombeiros, destaca a eficácia de unir diferentes instituições em prol da causa. “Uma pessoa só, fica difícil, porém juntando várias entidades a gente consegue um número bem maior de doações e atingir o máximo possível da cidade”.

“O jovem ganha a consciência da doação, não só fazendo a limpeza no armário dele, junto da mãe e do pai, mas também arrecadando nas outras casas”, diz José Carlos Gallego, chefe do Grupo Escoteiro Marechal Rondon. “Um jovem do escoteiro tem a convivência com o jovem do DeMolay, com o pessoal do Tiro de Guerra, com quem têm proximidade de idade, tem todo esse envolvimento”.

Pontos de arrecadação

Prefeitura
Câmara Municipal
Departamento de Assistência Social
Escolas municipais, estaduais e particulares
Unifae
Unifeob
Tiro de Guerra
Policia Militar
Corpo de Bombeiros
Delegacia Seccional
Associação Comercial e Empresarial (ACE)
Sabesp

Pontos de distribuição

Assistência Social (área central e rural): segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 10h30 / 13h às 15h30 – R. São João, 322 – Centro

CRAS Nova República: terça-feira, das 13h às 16h, e sexta-feira, das 8h às 10h30 – R. Monsenhor João Ramalho, 587 – Nova República

Proteção Básica Resedás: segunda-feira, das 8h às 10h30, e quarta-feira, das 13h às 16h – R. Alfeu Doval, 220 – Parque dos Resedás II

Novos conselheiros tutelares tomam posse

Prefeito Vanderlei ao lado dos novos conselheiros tutelares / Foto: Matheus Lianda

Conselheiros tomam posse durante solenidade / Foto: Matheus Lianda
O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho deu posse aos novos conselheiros tutelares na manhã de hoje, dia 17, em solenidade no Salão Vermelho da Prefeitura. Eles irão receber duas capacitações antes do início efetivo dos trabalhos. A votação aconteceu no último domingo, 15, e contou com a participação de 1.164 eleitores para 14 candidatos. Os resultados foram divulgados no mesmo dia pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e aconselhar pais e responsáveis são as principais funções de um conselheiro tutelar. Caso identifique situações de risco, ele poderá acionar o judiciário ou o Ministério Público.

Conselheiros titulares

Pedro Gabriel Scarabelo (190 votos)
Jacqueline Ribeiro Lucas (176 votos)
Claudia Cristina Alves (137 votos)
Elaine Cristina Rodrigues Tódero (112 votos)

Conselheiros suplentes

Amanda Natalia de Souza Schiavo (111 votos)
Silvia Helena Lacrimante (82 votos)

Prefeito Vanderlei e diretora de Assistência Social, Eliane Rossi, ao lado dos conselheiros tutelares e membros do CMDCA / Foto: Matheus Lianda

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Papo com Café reúne mais de 20 pessoas em situação de rua

O objetivo principal é divulgar os serviços da Assistência Social

Na manhã de hoje o Departamento de Assistência Social promoveu mais uma edição do projeto Papo com Café, no Albergue Noturno “Bom Samaritano”, com a presença de 23 pessoas em situação de rua. A iniciativa conta com a colaboração de voluntários para a prestação de serviços a pessoas em situação de rua.

Compareceram ao Albergue Noturno 23 pessoas em situação de rua na manhã desta sexta / Foto: Guto Moreira

A ação é um convite para os beneficiários participarem de atividades de convívio em grupo e receberem informações dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de São João por meio da Assistência Social.

“A Assistência oferece banho, albergue, passagens e atividades de convívio em que a gente faz um acompanhamento para realmente ressocializar”, afirma a diretora de Assistência Social, Eliane Rossi. “Aí entra a rede socioassistencial, que é o CAPS, Departamento de Saúde e outros parceiros”.

Papo com Café

Diretora de Assistência Social, Eliane Rossi, estagiário Thales Nascimento e
técnica do Plantão Social, Adriana Toneto / Foto: Guto Moreira
Muito mais que um café da manhã, a reunião de pessoas em situação de rua é feita para informá-los sobre programas e auxílios da Prefeitura de São João, prestar serviços gratuitos com a ajuda de voluntários e incentivar a autonomia de cada participante por meio de debates, terapias e dinâmicas.

O idealizador do projeto foi o estagiário de Psicologia da Assistência Social, Thales do Nascimento. “Nós desenvolvemos o Papo com Café com a necessidade de nos inserir no mundo deles”, conta. “Hoje em dia, eles é que vêm até a gente, eles buscam o Papo com Café e aceitaram muito bem”.

Voluntários

Segundo a Assistência Social, uma parte essencial do projeto são os voluntários que prestam seus serviços gratuitamente para as pessoas em situação de rua. “A gente deixa em aberto para novos colaboradores”, diz a técnica do Plantão Social, Adriana Toneto. “Quem quiser participar só precisa procurar a Assistência, que a gente já encaixa para o próximo Papo com Café”.

Na edição desta sexta-feira, dia 13, estiveram presentes a podóloga Carol Falda, a cabeleireira Helenilza Oliveira e os pastores Fabrício Souza e Marcos Antônio Costa.

“Eu me alegrei muito quando recebi o convite do Departamento de Assistência Social”, declara o presidente da Associação de Pastores Evangélicos (Apes), Fabrício Souza. “Quando nós fazemos esse trabalho, você vem, prepara um café delicioso como esse, traz a palavra de Deus, traz uma psicóloga, uma podóloga, uma cabeleireira, isso vai mostrar para essas pessoas que elas são importantes e que elas têm valor”.

Para ser um colaborador, entre em contato com o Departamento de Assistência Social pelo e-mail: plantaosocial@saojoao.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3631-0301.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Papo com Café será na manhã desta sexta


Lanches são servidos durante edição anterior do Papo com Café / Foto:
Matheus Lianda
Na manhã da próxima sexta-feira, dia 13, os funcionários do Departamento de Assistência Social realizam outra edição do projeto Papo com Café no Albergue Noturno “Bom Samaritano”.

O evento conta com a colaboração do pastor Fabrício Souza, da podóloga Carol Falda e da cabeleireira Helenilza Oliveira, que estarão no local para prestar serviços gratuitamente.

Papo com Café

A iniciativa é muito mais que um café da manhã. A reunião de pessoas em situação de rua é feita para informá-los sobre programas e auxílios da Prefeitura de São João, prestar serviços gratuitos com a ajuda de voluntários e incentivar a autonomia de cada participante por meio de debates, terapias e dinâmicas.

Edição anterior do Papo com Café / Foto: Matheus Lianda
O projeto integra o programa Ressocializar, da Assistência Social – um conjunto de ações composto por subprogramas de apoio social, como Mutirão Social (em parceria com o Depto. de Meio Ambiente), CAPS-AD, Albergue Noturno e capacitação profissional por meio do Pronatec.

Para ser um colaborador, entre em contato com o Departamento de Assistência Social pelo e-mail: plantaosocial@saojoao.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3631-0301.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Prefeitura repassa recursos a 12 entidades assistenciais

As organizações atendem cerca de 470 pessoas na cidade

A Prefeitura de São João da Boa Vista, por intermédio do Departamento de Assistência Social, tem parceria firmada com 12 entidades assistenciais, denominadas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que atendem cerca de 470 crianças, idosos e pessoas em situação de rua. Apenas em 2017, foram repassados mais de R$ 2,25 milhões para essas instituições.

Crianças participantes da AEHA / Foto: Guto Moreira

Os serviços prestados pelas OSCs são específicos para determinados grupos de pessoas cujas necessidades não podem ser supridas pelo município. “Hoje o poder público tem diversas limitações e as organizações sociais já estão aí historicamente”, explica a diretora de Assistência Social, Eliane Rossi. “Elas já estão trabalhando há muito tempo, já têm uma expertise”.

Uma delas é a Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHA). O objetivo da organização é complementar o trabalho social com a família e a comunidade por meio de atividades educativas. Para a coordenadora Ana Rita Alves Godoi, a colaboração da Prefeitura é fundamental.

“A Prefeitura tem suma importância nessa parceria com as OSCs, por conta que ela faz o repasse para que a gente possa desenvolver o nosso trabalho”, relata. “Mas toda instituição não pode viver somente com o recurso público, nós temos que buscar o nosso recurso, que é a nossa contrapartida”, acrescenta Ana Rita.

Controle de qualidade

Para garantir a eficiência constante dos serviços prestados, a Prefeitura fiscaliza periodicamente todas as 12 OSCs, além de exigir prestação de contas e fornecer capacitação para seus funcionários.

“Hoje, para você trabalhar [com a Prefeitura], mesmo as organizações, eles têm que ter um trabalho muito qualificado”, aponta Eliane. “A gente também tem que avaliar, hoje tem visitas quadrimestrais e bimestrais e tem a questão financeira, que são feitas as prestações de contas”.


quarta-feira, 21 de março de 2018

Projeto Papo com Café reúne 16 pessoas em situação de rua

O Departamento de Assistência Social realizou, no dia 16 de março, mais uma edição do projeto Papo com Café. O local escolhido foi o Albergue Bom Samaritano, com a presença de 16 pessoas em situação de rua.

Várias atividades foram realizadas com os participantes durante o encontro / Foto: Adriana Toneto

Além do café da manhã, foram oferecidas atividades de relaxamento e saúde. Na ocasião, funcionários do Departamento de Assistência Social orientaram os participantes a conhecer os programas e ações sociais da Prefeitura de São João.

Atendimento gratuito oferecido às pessoas em situação de rua /
Foto: Adriana Toneto
O presidente da Associação dos Pastores Evangélicos de São João da Boa Vista (Apes), Fabrício Souza, propiciou um momento de reflexão ao convidar um ex-morador de rua, Juarez Feliciano, para compartilhar seu testemunho de vida com os presentes. A podóloga Carol Falda e a terapeuta Fernanda Tonetti também prestaram atendimento gratuito.

Atividades sociais

O Departamento Municipal de Assistência Social dispõe de ações e programas específicos para pessoas em situação de rua. Elas têm acesso a banho, roupas, pernoite, passagens para a cidade de origem e aos programas Ressocializar, Mutirão Social e Papo com Café.

Os tópicos desenvolvidos no Papo com Café são: participação; consciência de valores; saúde; apresentação de programas sociais da Prefeitura; ações de empoderamento; aproximação entre Assistência Social e pessoas em situação de rua; acolhimento; e escuta profissional. Também são feitas palestras e dinâmicas voltadas para o bem-estar de quem comparece.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Assistência Social promove festa para moradores do Resedás

No próximo sábado, dia 10, a equipe do Escritório de Assistência Social do Parque dos Resedás fará uma grande festa por conta do encerramento do projeto social da Caixa Econômica Federal. Os moradores estão convidados a comparecer e aproveitar a programação das 13h às 17h.

As crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, demonstração de capoeira, pipoca, algodão-doce, sorvetes, lanches e refrigerantes. A partir das 13h, haverá aula de ritmos com a Profª Gisele e atividades de futebol society com o Profº Marcus.

O atendimento e as atividades continuam normalmente. O endereço do escritório é: R. Alfeu Doval, 220 – Parque dos Resedás II.

Em 2016, aproximadamente mil pessoas se divertiram na festa / Foto: Arquivo

Projeto social

Intrínseco ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de São João da Boa Vista, desenvolveu o Projeto do Trabalho Técnico Social (PTTS), responsável por atender moradores por meio de uma equipe composta por profissionais de assistência social, psicologia e funções administrativas.

Além disso, foram implantadas atividades diversificadas para cada faixa etária (futebol society, capoeira, artesanato, pintura em tela), cursos de capacitação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e proferidas palestras de acordo com a escolha e necessidade da população.

Com o fim do período legal de atuação, a participação da Caixa terminou e, a partir desta semana, as aulas, atividades e atendimentos serão ministrados integralmente por equipes municipais.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Pronatec oferece 65 cursos gratuitos modalidade a distância

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura de São João da Boa Vista, divulga a abertura de 65 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade Ensino a Distância (EaD).


As inscrições podem ser feitas no site www.mds.go.br/progredir. Em caso de dificuldade para se inscrever, o candidato pode procurar o Departamento Municipal de Assistência Social, localizado à rua General Carneiro, 366, região central de São João da Boa Vista.

O Pronatec Voluntário, elaborado pelo Ministério da Educação, é destinado a pessoas com idades acima de 15 anos, com prioridade a estudantes do ensino médio da rede pública, incluindo o projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também podem participar trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Matrícula

Assim que confirmada a pré-matrícula, o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) emitirá um comunicado online com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EaD, além de outras informações.

A matrícula será validada na própria plataforma, no período de 26 de março a 14 de abril. As aulas terão início a partir de 26 de março.

Os cursos de FIC têm como modalidade a inserção produtiva de trabalhadores, independentemente do nível de escolaridade. O conteúdo tem duração média de 4 meses.

Já os cursos técnicos de nível médio promovem a capacitação teórica e prática em diversas atividades do setor produtivo e preparam o jovem ou adulto para o mercado. A carga horária é de 800 a 1.200 horas, com duração média de 1 a 2 anos e meio, mais o estágio profissional.

Confira os cursos oferecidos:

Bombeiros orientam sobre cuidados com gás de cozinha

Projeto “Chama Segura” distribui até 100 válvulas de botijão para os participantes.


O Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Liquigás Distribuidora S.A. promove o projeto “Chama Segura”, uma ação para instruir como manejar e armazenar botijões de gás com segurança e prevenir acidentes e incêndios. Durante o evento, o público poderá substituir suas válvulas, abraçadeiras e reguladores de pressão antigos por kits novos gratuitamente – haverá 100 unidades disponíveis e os bombeiros demonstrarão como realizar a troca.

A atividade acontecerá na manhã do próximo sábado, dia 24, das 9h às 12h, no CRAS do Recanto Jaguari (Rua José Rodrigues Estevam, 136 – Vila Conceição). Qualquer pessoa pode participar e levar o material.

Cuidados com o botijão

Recomenda-se jamais aquecer ou colocar fogo sob o botijão nem transportá-lo na horizontal – principalmente em ambientes fechados. Se houver suspeita de vazamento, aplique água com sabão para verificar se ocorre formação de bolhas. Ao terminar de cozinhar, sempre feche a válvula.

Governo do Estado repassa R$ 470 mil para Assistência Social

Recursos serão investidos em programas de proteção social do município

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho participou em Araras, nesta terça-feira, dia 20, de um evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, no qual foram repassados 27 milhões para 121 municípios paulistas.

Secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; prefeito
Vanderlei; diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi; e diretor
regional de Desenvolvimento Social, João Santurbano

Os recursos se destinam a serviços cofinanciados de acolhimento de crianças, adolescentes, idosos, como também em equipamentos que atendem moradores em situação de rua, pessoas com deficiência e em situação de violência.

São João da Boa Vista foi contemplada com R$ 470 mil, para investimentos em programas executados pelo Departamento de Assistência Social. O repasse é realizado de acordo com as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social (PMAS).

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Prefeitura abre inscrições para nova turma do Time do Emprego

O Time do Emprego, programa elaborado para orientar desempregados ou pessoas que procuram a primeira oportunidade no mercado de trabalho, está de volta a São João da Boa Vista.

O prazo de inscrições é de 5 a 9 de março, no Setor Municipal de Habitação, rua General Carneiro, 366 – Centro. O atendimento ocorrerá das 8h às 11h e das 13h às 16h, com exigência de apresentação do RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Segundo o Departamento Municipal de Assistência Social, desta vez, será formada uma turma com 30 pessoas, acima dos 16 anos de idade. Os treinamentos estão previstos para começar em 4 de abril, das 13h às 17h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), rua dos Tavares, 8 - Pratinha.

Programa

Ao todo, serão 10 encontros realizados duas vezes por semana, com a duração de 4 horas. A iniciativa é da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com a Prefeitura.

O Time do Emprego é a adaptação de um programa canadense com a proposta de auxiliar os participantes no reconhecimento de suas habilidades, competências, interesses e valores.

Além de aumentar as chances de colocação ou recolocação no mercado de trabalho, os participantes recebem certificados ao final dos treinamentos. 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CII promove festa de Carnaval para os idosos

Participantes do CII fazem roda para dançar / Foto: Matheus Lianda
Kits de Carnaval fizeram a decoração da festa / Foto:
Matheus Lianda
Ao som de marchinhas tradicionais de Carnaval, os participantes das atividades do Centro de Integração do Idoso (CII) comemoraram com muita dança e alegria na última terça-feira, dia 6. Além de lanche e refrigerante, as cerca de 130 pessoas presentes puderam brincar com kits para folia: máscaras, confetes e serpentinas enfeitaram todo o salão do Sindicato dos Servidores Municipais.

Atividades

Em virtude da reforma na sede do CII e da restauração na Estação das Artes, as atividades coral, dança e ginástica são realizadas temporariamente em um salão na R. Benjamin Constant, 150 – Centro. O artesanato continua no Centro de Capacitação e Geração de Renda, na R. Guiomar Novaes, 202 – Centro.

Os participantes aproveitaram para se reencontrar e colocar a conversa em dia / Foto: Matheus Lianda

CII

O CII é um programa municipal dirigido pelo Departamento de Assistência Social. Oferece atividades que promovem o bem-estar e a qualidade de vida aos idosos, de segundas às sextas-feiras. Localiza-se na Praça Bento Gonçalves, s/nº - Bairro do Rosário. Telefone: (19) 3631-7338.

Para participar é necessário ter no mínimo 60 anos, apresentar documentos pessoais, comprovantes de residência e de renda.

Também foi servido lanche e refrigerante / Foto: Matheus Lianda
As tradicionais marchinhas foram a animação da festa / Foto: Matheus Lianda
Em pouco tempo, todos caíram na folia / Foto: Matheus Lianda