quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Primeira turma do curso de auxiliar de cabeleireiro é aprovada na Escola de Beleza

Cerimônia de formatura está programada para janeiro
Alunas da primeira turma do curso de auxiliar de cabeleireiro, ministrado pela Escola de Beleza da Prefeitura, participaram, nesta quarta-feira (26), da avaliação final das atividades, ocasião em que foram aprovadas e ainda receberam, como incentivo, um kit com ferramentas básicas de trabalho. 

A manicure Silvana Casemiro, uma das dez alunas que concluíram o curso, comemorou. “Muitas dúvidas a gente tirou. Melhorou bastante porque além de trabalhar como manicure, agora eu posso trabalhar como escovista e tingir um cabelo. É tudo técnica aprendida nesse curso”, disse.


As aulas tiveram início em outubro e foram ministradas durante três vezes por semana.  Segundo a professora Sandra Fagerston, o conteúdo incluiu ensinamentos de hidratação, escova, luzes, cortes e manuseio de produtos.

“Elas foram muito dedicadas. Aprenderam bem, tiraram muitas dúvidas. Então, essa primeira turma é nota dez. Estão aptas para o mercado e trabalhar tranquilamente”, garante.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo de Carvalho, esteve presente no momento especial de aprovação das alunas. “Esse é o objetivo do curso: preparar pessoas que não têm oportunidade, para que possam adentrar ao mercado de trabalho. Nós ficamos muito contentes porque essa primeira turma não houve desistência. A motivação dessa turma também coube à professora, porque o professor também faz o aluno se interessar pelo curso”, explica.


Segundo a diretora do departamento de Assistência Social, Eliane Buciman, a formatura ocorrerá em janeiro. Logo após a solenidade de entrega do certificado, haverá uma reunião com o SEBRAE para tratar de assuntos relacionados a micro empreendedorismo. “Cinquenta por cento estão empregadas. É um curso intenso e rápido onde elas se inserem no mercado de trabalho. Inicialmente, a gente está abrindo o curso para beneficiários de programas sociais da Prefeitura”, destaca.

“Esse curso foi muito porque deu uma visão geral. Quero me aperfeiçoar para trabalhar nesse setor. É a oportunidade de ter uma profissão sem custo, que o mais difícil pra todas nós aqui, e a gente sabe que no futuro vai colher coisas boas”, enfatiza a aluna Rosângela Barros. 










sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Oficinas do CRAS Recanto se preparam para o Natal



As oficinas de artesanato, bordado e pintura em tela oferecidas pelo CRAS Recanto estão a todo vapor, se preparando para as festas de final de ano.

O material oferecido para os alunos está sendo utilizado para a confecção de enfeites natalinos, e toda a produção será vendida na Feira de Natal dos dias 8 a 12 de dezembro de 2014, no Polo Modas, situado à Rua Teófilo Ribeiro de Andrade, 343 – Centro. Telefone: (19) 3633-8623.


Participe das oficinas
Oficina de artesanato: sextas-feiras, das 13h às 17h
Oficina de bordado: quintas-feiras, das 13h às 17h
Oficina de pintura em tela: terças-feiras, das 13h às 15h e quintas-feiras, das 8h às 10h


As inscrições podem ser feitas no CRAS Recanto, localizado à Rua José Rodrigues Estevam, 136 - Vila Conceição. Telefone: (19) 3633-7838. As vagas são limitadas.

Convite - Palestra "Avanços no Combate à Violência Contra a Mulher"

A equipe do CRAS Recanto oferecerá uma palestra com o tema “Avanços no Combate à Violência Contra a Mulher”, no dia 19 de novembro de 2014, às 14h, na rua José Rodrigues Estevam, 136 - Vila Conceição.

A palestra será proferida pela convidada Sandra Matos, formada em psicologia e especialista na área de violência contra a mulher. O evento será gratuito e aberto a toda população interessada.

Las Mariposas
O dia 25 de novembro de 1960 ficou conhecido mundialmente por conta do maior ato de violência cometido contra mulheres na história. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, lutavam por soluções para problemas sociais de seu país, e foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas. A partir de então, foi lançada a Campanha Mundial de Combate à Violência Contra as Mulheres, passando a ser essa uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.

Para mais informações: (19) 3633-7838

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Formatura do Projeto Jovem Agricultor do Futuro

Projeto incentiva a permanência do jovem no campo

Nesta terça-feira, dia 11, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Camargo de Carvalho, participaram da formatura da quarta turma do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, realizada no Sítio Novo Picadão.

Os 15 alunos, com idades entre 14 e 17 anos, residentes na zona rural de São João, frequentaram o projeto na Fazenda Escola do Unifeob, onde aprenderam a cultivar horta orgânica, desde o preparo da terra até a colheita. 

Prefeito Vanderlei com os formandos do projeto
Além disso, eles foram orientados sobre comercialização, marketing, informática, procedimentos de montagem de composto orgânico, criação e manejo de pequenos e médios animais e recuperação de áreas degradadas de reserva natural. 

Segundo Eliane Rossi, diretora de Assistência Social, o projeto contribui para despertar o interesse do jovem pelas atividades rurais e estimular sua permanência no campo.

“Este projeto abre caminho para a profissionalização do jovem agricultor e o instiga a buscar novos conhecimentos na área”, afirma. 

No período em que passaram na Fazenda Escola, os jovens também desenvolveram aspectos psicossociais, comunicação oral e escrita, trabalho em equipe e promoção da saúde. 

Durante os nove meses de duração do projeto, de março a novembro, a Prefeitura foi responsável pelo transporte dos alunos ao local do curso e a viagens técnicas para Escolas Agrícolas.

O Projeto Jovem Agricultor do Futuro é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Assistência Social, com apoio da Fundação Nova São João, Sindicato Rural e Unifeob.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Inscrições abertas para cursos gratuitos de corte e costura e auxiliar de cabeleireiro

A Prefeitura de São João da Boa Vista está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos no Polo Regional da Escola de Moda, Escola da Beleza e Centro de Geração de Renda.

Curso para Auxiliar de Cabelereiro
As vagas são destinadas às aulas de roteiro de corte e costura (80), modelagem (20), malharia (30), corte e costura central (40), decoupage (20), patchwork (30), bordado a máquina (10) e auxiliar de cabeleireiro (10). 

As inscrições podem ser feitas até o dia 14, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Polo Modas, localizado à rua Dr. Teófilo Ribeiro de Andrade, 343, Centro. 

Segundo o departamento de Assistência Social, a exigência é que os interessados tenham acima de 18 anos e apresentem cópias do RG, CPF e comprovante de residência. 

Curso de Corte e Costura
A previsão é que as aulas comecem no primeiro semestre do ano que vem. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3633-8623.